quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Considerações sobre as origens de algumas representações acerca do espaço seridoense

Quando se fala em Seridó, ainda hoje, logo se associa esse espaço a imagem do vaqueiro, dos currais de gado, vaquejadas, das plantações de algodão, da carne de sol. O que explica essas associações que mesmo na realidade atual, na qual se tem consciência da falência da economia algodoeira e das dificuldades dos criadores de gado em dar continuidade a essa atividade econômica, continuam a povoar as representações  que se tem do Seridó.

Olhando um pouco em direção a história do surgimento das cidades seridoenses iremos vislumbrar, por volta do século XVI,  famílias se instalando próximo a alguma fonte de água como rios, poços e lagos para se fixarem em currais de gado. Foi próximo a essas fazendas que surgiram capelinhas, povoados e cidades ribeirinhos.

É nesse passado do Brasil colonial que irar surgir espaços no Seridó voltados para a criação de gado, povoações e cidades que serviam como locais de pouso para vaqueiros e para o gado que eles transportavam para serem comercializado e outras localidades da capitania do Rio Grande ou de outros estados do nordeste.

Será a criação de gado no Seridó que irar abastecer o Rio Grande e outras capitanias nordestinas de gado para força motriz nos engenhos, para produção de carne seca, carne de sol, além de utensílios e vestimentas de couro (como gibão, sela de cavalo, chapéu) que serviam para proteger o vaqueiro da mata fechada e cheio de espinhos que caracteriza a caatinga, que é a vegetação da região.

Assim, nos arredores dessas fazendas de gado, oficinas de carne seca, de carne de sol e de fabricação de couro irão surgir Caicó, Currais Novos, Jardim de Piranhas e tanta outras cidades seridoenses.

Outro importante  produto econômico do nosso estado dos idos da época colonial foi o algodão. O nordeste brasileiro, com destaque para o Seridó, tinha clima e solo adequado para a produção do algodão arbóreo (conhecido como mocó), que além de se tratar de uma planta nativa das América se destacava pelo fato de o seu plantio poder ser conciliado com outras atividades econômicas, como a criação de gado e o cultivo de milho, feijão e mandioca.

Alguns fazendeiros tinham maquinas bolandeiras, utilizadas para descaroçar o algodão; aqueles que não possuíam vendiam o seu algodão  para aqueles que possuíam. Nas cidades alguns comerciantes passaram a se dedicar a atividade algodoeira investindo em industrias de beneficiamento de algodão, vendendo tanto para o exterior como para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro que no século XVIII já possuíam algumas industrias têxteis.

O crescimento da economia algodoeira no Seridó deve-se expansão da industria têxtil na Inglaterra no século XVIII; a guerra civil norte americana (1860); a seca de 1877/79 que fez com que em razão da elevada mortandade do gado os fazendeiros passassem a priorizar a produção algodoeira; a primeira e a segunda guerra mundial, que fez com que o governo brasileiro incentivasse a substituição de produtos importados.
 
Inicialmente o caroço do algodão servia como complemento da alimentação do gado. Com a modernização da economia, o surgimento de maquinas e técnicas para esmagar o caroço do algodão começou a surgir, a partir do século XX, varias indústrias de óleo e farelo a base dessa matéria prima.

A partir dessas inovações tecnológicas ocorridas no beneficiamento do algodão, o descaroçamento, a fabricação de óleo e farelo vão, gradativamente, tornarem-se atividades exclusivas de industrias instaladas nas cidades.

O desenvolvimento da economia algodoeira fará do Seridó uma região de atração populacional, estimulando o desenvolvimento do comercio, da infra estrutura, a geração de emprego e renda, o crescimento das cidades e dando aos políticos do Seridó uma significativa importância na política do estado. No entanto, está realidade passará por mudanças a partir da década de1950, quando o setor algodoeiro começa a entrar em crise.

Percebe-se que mesmo que o algodão não seja mais um produto de peso na economia seridoense e que a atual falta de incentivos aos criadores de gado dificulte a continuidade dessa atividade, o passado glorioso propiciado pelas historias dos vaqueiros, dos mitos acerca dos surgimento das cidades , além da geografia ostentadora de riqueza  e poder do algodão faz com que a imagem do Seridó e do seridoense não se desprenda da memória e dos registros daquele tempo.

16 comentários:

  1. EMPRG.
    Alunos:Leandro Lopes Tomé Da Silva
    Igor Rafael de Souza Batista 9º ano

    Considerações sobre as origens de algumas representações acerca do espaço seridoense.

    Compreendemos que deste os tempos colonias até os dias de hoje a criação de gado e plantação de algodão foi muito importante para nossa economia e o surgimento de nossa cidade Caicó e como também das cidades vizinhas,devemos destacar que o algodão também foi importante para alimentação do gado e a lã nas industrias texteis. E o além do gado abastecer o mercado interno, servia para alimentação das pessoas e o couro para as vestimentas dos vaqueiros como: gibão, sela do cavalo e o chapéu, protegendo o vaqueiro da mata fechada e do sol escaldante. Como podemos ver, tudo isso favoreceu para que a nossa economia desenvolvesse, assim como, nossa cidade tão bela chamada CAICÓ.

    ResponderExcluir
  2. EMPRG
    ADSON E ANDERSON
    9ºANO
    Quando se fala em seridó ainda hoje logo se associa esse espaço a imagem do vaqueiro dos currais de gado vaqueijada das plantaçãos de algodão e da carne de sol.
    porém a criação de gado no seridó que era abastecer o rio grande e outros capitanias nordestinas de gado para força motriz nos engenhos para produção de carne de seca, carne de sol além de utensilos e vestimentos de couro (como gibão, sela de cavalo, chapéu).que serviam para proteger o vaqueiro.e com tudo isso o algodão e a criação de gado foi uns dos mais importantes intens para o rio grande do norte.

    ResponderExcluir
  3. EMPRG
    ALUNO:LEONARDO LOPES E THIAGO PEREIRA

    A fonte de renda do agricultor de antigamente era a criação de gado e algodão, por exemplo, na colheta de algodão no mês de outubro era fonte de renda que os agricultores pagavam suas dividas já o gado até hoje é uma fonte de renda do homem do campo como o leite do gado os agricultores produziam muitos produtos para vender nos comércios como a nata,queijo de mateiga,queijo de coalho, qualhada e etc.
    Com isso os agricultores começaram a comprar seus próprios animais e construir suas casas no decorrer do tempo.

    ResponderExcluir
  4. E.M.P.R.G
    aluno:thays fernanda alves da silva e; 9°ano
    andreza cristina monteiro de melo


    o algodão naquele tempo era muito importante para a economia ;o caroço do algodão muitas vezes servia para alimenta o gado que era importante para produção de carne seca e o couro que era importante para a fabricação de (celas,gibão,chapéu)com isso surgiu caicó.
    Quando surgiu as primeiras maquinas os fazendeiros que tinha maquinas comprava o algodão dos que não tinham,eles utilizavam o caroço para fazer mantega e margarina, com isso os produtos eram exportados para outras cidades.

    ResponderExcluir
  5. E.M.P.R.G
    COMPONENTES:
    MATHEUS LUCAS,GELSON BEZERRA
    9ºANO

    O texto fala q no passado o gado eo algodão era muito importante para o seridó:
    O gado era que abastecia o rio grande e outras capitanias nordestinas para força engenhos para produção de carne seca,carne de sol que era transportado para SP e RJ.O algodão fez do seridó uma região de atração populacional,estimulando o desenvolvimento do comercio,da infra estrutura,a geração de emprego e renda,o crescimento das cidades e dando aos politicos do seridó uma significativa importante na politica do estado.

    ResponderExcluir
  6. Escola municipal Prfº Raimundo Guerra
    Aluno: Fraciélio Teixeira 9º ano
    Ana Andreza de Araújo

    A primeira atividade economica foi a criacão de gado que serviu para abastecer o Rio Grande e outras capitanias nordestinas,que servia tambem para ajudar nos engenhos,pois serar com a foça motriz que as maquinas funcionava. O gado servia para produção de carnes e utensicias e vestimentas de couro para proteger os vaqueiros da caatinga.A partir desses arredores surgiram várias cidades como caicó,currais novos entre outras.
    O algodão é uma planta nativa,que servia para fabricaçao de óleo e farelo,e gradativamente a economia algodoeira fará atração populacional estimulando o comercio, da infra estrutura e a geração de emprego e renda do algodão do seridó e se desprenda da memória e dos regristros daquele tempo.

    ResponderExcluir
  7. E M P R G
    aluno: Talita Merielly diniz dantas - 9º ano

    O texto fala das plantacões de algodão que servia de meio de trabalho para as pessoa da epoca e o gado de alimento essas associacões que mesmo na realidade atual na qual se tem consciênciada da falência da economia algodoeria e da continuidade a essa atividade de criacão de gado. Com isso fez do seridó atracão populacional, estimulando o desenvolvimento, o crecimento de caicó e das cidades vizinhas. Atualmente o algodão não é um produto de peso na economia seridoense e a falta de criadores de gado dificulta a comtinuidade dessa atividade.O vaqueiro é muito importante na lembraça do povo do seridó e pricipalmente de caicó tendo como fundacão o mesmo.

    ResponderExcluir
  8. EMSBS
    aluno:flavia emanuela medeiros-9º ano

    A criaçao de gado e agricultura do algodao foram muito importante para nós,porque tanto a criaçao de gado como o algodao fizeram com que o serido, e caico surgissem, crescendo a nossa economia,e surgindo empregos para população.
    O algodão cresceu tanto que era exportado para são paulo e rio de janeiro.Mas teve uma crise na economia e acabou caindo o algodão ,e hoje em dia o algodão não e mais tão usado, como era antigamente.
    Mas o importante e que contribuiu para a historia do Rio Grande do Norte e do Seridó.

    ResponderExcluir
  9. E.M.S.B.S
    aluno:Douglas Beserra Da Silva
    a criaçao de gado no seridó abasteceu o rio grande do norte e outras capitanias nordestinas de gado para força motriz , nos engenhos , para a produçao de carne seca , carne de sol , além de utensilios e vestimentos .
    a produçao de algodão teve uma grande importancia para economia dop nosso estado , além de se tratar como uma planta a plantaçao de algodão servia , para a criaçao de gado e o cultivo de milho , feijao e mandioca .

    ResponderExcluir
  10. E.M.S.B.S
    Aluno : Renato felipe soares 9ºano
    Bem a criação de gado ajudou na economia pois o boi tinha quase todas as partes do seu corpo aproveitadas,seu couro servia para fazer capas,coletes,botas,chicotes entre outras coisas sua carne era muito boa,e era transportada para os engenhos para serem transformadas em carne do sol.
    Já o algodão era todo aproveitado na economia suas sementes eram vendidas como complemento para raçao de gado,e o algodão depois de limpo era vendido normalmente e servia para produçao de varias coisas como roupas entre outras coisas

    ResponderExcluir
  11. E.M.S.B.S
    Aluno:Carlos Miguel dos Santos 9ºano
    Eu Entendi Que a Criação De Gado Era Muito Movimentada Porque As Pessoas Compravam Muito e Servia Para Muita Coisa,Por Exemplo:O Couro Dava Pra Fazer Cintos,Botas,Coletes,Chapéus,Etc.E a Carne As Pessoas Comiam e Também Faziam Seu Comércio Das Pessoas.
    O Algodão>Era Todo Aproveitado Para Economias Como Roupas,Etc.E Sua Semente Serviam Como Complemento Para a Ração De Gado,e Depois De Limpo Servia Para Vários Utencílios.

    ResponderExcluir
  12. E.M.S.B.S
    Aluno : Julio cesar dos santos texeira 9ºano
    Quando o seridó e citado,a primeira coisa que vem na cabeça é sobre a criaçao de gado, a plantaçao de algodão e um dos principais a famosa carne de sol.ultimamente a criaçao de gado vem abastecendo o Rio Grande Do Norte e outras capitais nordestinas , devido sua carne maciçá e que traz grandes beneficios para sua produçao.
    a produçao de algodão vem sendo muito importante para a economia nordestina , além de ser uma planta conhecida também tinha importancia para a criaçao de gado, feijão,mandioca e cultivo de milho.

    ResponderExcluir
  13. E.M.S.B.S.
    ALUNO:GRICIEL ALVES DE MEDEIROS
    Em observação ao texto base,entendi que:o cultivo do algodão e a criação de gado se davam muito certo,porque até o caroço do algodão se aproveita para complementar a alimentação do gado.Com o passar do tempo ocrreram inovações tecnològicas facilitavam o trabalho do algodoeiro,com isso gerando novos produtos como:o óleo e o farelo vão com isso almentando a economia do seridoense.Com isso o seridó se tornou uma região de atração,melhorando a infra estrutura,a geração de emprego e o almento na renda do seridoense.Mas só que na década de 50 a produção do algodão entra em uma crise em que permanece ate hoje.
    Fim

    ResponderExcluir
  14. E.M.S.B.S
    Aluno:Felipe Cledson De Araujo Lopes Santos
    Turma:9 Ano
    Comentario
    A Minha Percepção Sobre O Texto è Que o Serido Foi Muito Importante na produçao de algodão, pois o algodão plantado aqui servia como meio de trabalho para muitas pessoas .
    O algodao mais conhecido como mocó Servia para fabricar óleo e farelo mais Não Era A unica atividade no nosso seridó, tinhamos tambem a Criação De Gado e a produçao de Carne seca e carne de sol.
    Tambem Existiam mitos sobre o surgimento das cidades do Seridó, o da nossa cidade (caicó)Por Exemplo, foi a lenda do vaqueiro que com uma promessa feita fundou caicó... e é muito importante para a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  15. E.M.S.B.S
    Aluno:(a)
    Maria Santana Dos Santos
    Comentario
    Percebi que o texto fala sobre a importancia do algodão para o seridó, O algodao deu varios empregos para os seridoenses da época.
    O Texto Fala também sobre mitos sobre a fundaçao das cidades seridoences, a nossa cidade no texto fala que foi fundada por um vaqueiro que prometeu dar nome a cidade se se safasse de um touro valente que o persseguia.

    ResponderExcluir